Programa do BID apoia empreendedores negros

Se durante as compras muitas vezes os negros percebem olhares de desconfiança em estabelecimentos comerciais, as barreiras são ainda maiores quando o objetivo é passar pelo crivo de instituições financeiras, por exemplo, para tentar se transformar de consumidor a empresário.

As dificuldades estão quantificadas. No Brasil, os afrodescendentes representam 68 milhões de consumidores e 11 milhões de empreendedores. No país, 52% dos empreendedores são negros, mas só 29% são empregadores. Além disso, segundo pesquisa do Procon de São Paulo, 56,4% dos entrevistados pelo órgão vivenciaram episódios de discriminação ao adquirir um produto ou serviço.

É para fomentar um ciclo virtuoso que gere resultados diferentes que o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) criou um programa que tem por objetivo prospectar, finalizar, capacitar e difundir projetos de empreendedores negros. “Queremos reverter esse quadro e promover o crescimento dos empreendimentos de afro-brasileiros”, afirma ao blog Luana Marques Garcia, especialista em Desenvolvimento Social da Divisão de Gênero e Diversidade do BID.

Há empreendedores afro-brasileiros de alto potencial. O que falta são oportunidades para que eles possam melhorar suas habilidades de gestão, apresentação e rede de contatos para fazer seu negócio crescer.”

Luana Marques Garcia, del BID (Foto: Nego Júnior)
Luana Marques Garcia, do BID (Foto: Nego Júnior)

Batizado de Inova Capital, o programa promove o intercâmbio e o acesso a redes empresariais, aceleradoras e incubadoras, feiras e investidores nacionais e internacionais. Os três primeiros colocados da primeira edição fazem parte agora da plataforma Anjos do Brasil, “uma verdadeira vitrine para quem busca investimento”, afirma Marques.

Entre os projetos vencedores está o Moradigna, de Matheus da Silva Cardoso, negócio na área de habitação que oferece reformas de casas às populações menos favorecidas.

Os requisitos de inscrição são apresentar ideias inovadoras, e negócios de alto potencial de crescimento e com impacto social e ambiental. Nessa primeira edição, o BID investiu US$ 500 mil para seleção e capacitação dos empreendedores, competição de negócios e apresentação a investidores, estratégia de comunicação e o evento “O Ecossistema para a Promoção do Crescimento de Negócios de Alto Impacto Social – Conexão Estados Unidos – Brasil”, que acontece em 10 de novembro em São Paulo.