Beyoncé inspira cursos universitários e boneca no Instagram

“Lemonade”, o sexto álbum de Beyoncé, está nas ruas há seis meses, mas não para de dar origem a subprodutos que refletem o poder simbólico da cantora e/ou a eficiência do seu marketing.

O mais inusitado desses filhotes é um curso que acaba de ter início na Universidade do Texas em Austin. Intitulado “Mulheres Negras, Beyoncé & Cultura Popular”, trata-se de um semestre de análise do projeto audiovisual da norte-americana (o que inclui o disco e os clipes que concebeu como uma série de episódios de uma única narrativa sobre distintos sentimentos humanos) e das discussões que oferece a respeito do “feminismo negro”.

Beyoncé em cena do clipe de "Formation", do álbum "Lemonade" (Reprodução).
Beyoncé em cena do clipe de “Formation”, do álbum “Lemonade” (Reprodução).

Na proposta, com aulas três vezes por semana, a docente responsável pela atividade, Kinitra Brooks, descreve o trabalho de Beyoncé como um “movimento” e uma “meditação sobre a condição feminina e negra contemporânea”.

Apesar do conteúdo aparentemente leve –o programa começa com o clipe de “Formation” e termina com “All Night”–, Brooks adverte os interessados sobre a “dureza” do programa. “Espero que meus alunos cheguem ávidos de conhecimento e abertos a novas teorias sobre raça e gênero na cultura popular.”

Com uma abordagem mais ampla, a Universidade Rutgers oferece desde 2010 o curso “Politização de Beyoncé”. E, fora das fronteiras dos EUA, a Universidade de Waterloo, no Canadá, se soma à reflexão sobre a artista pop, ao ter Beyoncé como centro do curso “Gênero e Performance”.

A boneca

No ambiente mais popular das redes sociais, a norte-americana também é protagonista de uma misteriosa conta no Instagram, chamada de “barbiebeyoncelife” (a vida da Barbie Beyoncé), onde uma boneca feita à sua imagem e semelhança “faz posts” de cenas de clipes, de momentos de backstage e de sua vida particular.

Beyoncé já havia sido retratada como uma boneca da linha Barbie em 2005, mas a atual versão –muito mais realista– não foi reivindicada pela Mattel, a fabricante do clássico brinquedo, e sua autoria é desconhecida.

Com 18 posts, a conta já tem quase 7 mil seguidores.

Beyoncé em formato de boneca, na conta de Instagram barbiebeyoncelife, que recria cenas de clipes e da vida da cantora (Reprodução).
Beyoncé em versão boneca, em conta do Instagram que recria cenas de clipes e da vida da cantora (Reprodução).