Sua empresa é racista?
Racismo no mundo corporativo é a mazela no centro da luta do Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), que promove ações propositivas, orientações para a gestão, assessoria para ajustes na cultura organizacional e para a obtenção de boas práticas em prol da promoção de oportunidades iguais no mercado de trabalho.
A entidade, promotora de atividades que vão desde corridas a jantares beneficentes e fóruns com a participação de representantes de pequenas, médias e grandes empresas (recentemente, reuniu companhias como Google, Coca-Cola e White Martins para debater o assunto), tem por objetivo central estimular a discussão sobre mudanças internas nas práticas empresariais com o fim de ampliar a participação dos negros em cargos de liderança.
São Paulo Fashion Week
Um distintivo da disposição das empresas em trabalhar nesse sentido é a adoção do selo “Sim à Igualdade Racial”, criado pelo ID_BR e que marca o ponto de partida de iniciativas conjuntas entre o instituto e as companhias na elaboração de um plano de ações que visem a igualdade.
“Estou cansada de ver o negro discriminado e em funções menores dentro das empresas, tendo igual ou maior capacidade do que pessoas de outra cor de pele. Queremos, com o selo, nos tornar referência, no Brasil, na luta contra o racismo e pela promoção da igualdade racial na prática e com indicadores”, afirma Luana Génot, diretora executiva do ID_BR.
No ano que vem, o instituto vai participar da São Paulo Fashion Week para dar visibilidade à discussão da igualdade racial também no mundo da moda. Está em conversações com um estilista para customizar o símbolo da marca – o coração aqui abaixo.