Artista transforma mulheres negras anônimas em murais expostos nas ruas de Londres

Denise Mota

“Eu vou a uma loja, compro minhas latas de tinta e passo minha mensagem diretamente ao público. Encontro uma parede e pinto.” É simples e rupturista. É é assim como explica seu trabalho Neequaye Dreph Dsane, ou Dreph, artista especializado em grafites que vem povoando as ruas de Londres com a série “You Are Enough” (Você é suficiente), protagonizada por dez mulheres negras anônimas que promovem transformações cotidianas em suas comunidades.

O objetivo de Dreph é dar visibilidade a elas -amigas ou conhecidas que pertencem ao seu círculo social-, o que faz literalmente com retratos de dimensões gigantescas que têm como musas educadoras, assistentes sociais, profissionais de saúde, vítimas de violência doméstica e abuso sexual que fizeram de suas experiências serviços em prol de outras pessoas.

A artista e educadora Linett Kamala, uma das retratadas por Dreph (http://dreph.co.uk/you-are-enough/)

“Todas as mulheres de ´Você é suficiente` são pessoas que superaram adversidades, pessoas que têm por objetivo fazer algo pela sociedade”, define Dreph em um vídeo de 3 minutos que resume as aspirações do seu projeto. “É importante mostrar modelos positivos. Não importa qual é sua etnia, a beleza não é o que está nas revistas, beleza é o que existe nas pessoas normais, as pessoas da sua comunidade”, afirma uma das participantes, Tracy Blackstock.

Dreph reflete sobre o contexto mundial que rodeia seu trabalho, com Donald Trump à frente da presidência dos EUA e discussões sobre desigualdades de gênero em todos os setores da vida cotidiana, em áreas como saúde, trabalho, política. “Há muita pressão social para que sejamos quem não somos. A série é um lembrete de que só temos de ser nós mesmos. Lutar para ser nós mesmos é suficiente.”

Para ver em detalhes os retratos da série e o que fazem as mulheres escolhidas pelo artista, clique aqui.