Zumbi chega às livrarias para “incendiar sonhos” infantojuvenis

Denise Mota

“Antes de tudo, [Zumbi] apavorava porque incendiava. – Os casarões, tio?. – Não, pequeno, os sonhos.” Esse é um fragmento de “Zumbi Assombra Quem?”, o nono livro que o escritor e historiador Allan da Rosa lança nesta terça-feira, 3, na companhia de grupos de afoxé, de jazz e do seu próprio quinteto musical.

Assim como o evento que anuncia sua chegada às livrarias, “Zumbi Assombra Quem?”, da Editora Nós, propõe um retrato plural, para o público infantojuvenil, da figura de Zumbi, que serve como fio condutor para que o autor também aborde questões como racismo, preconceito de classe e, de quebra, passagens da história do Brasil.

Acompanhada das ilustrações de Edson Ikê, a narrativa mostra a trajetória de Candê, um menino negro da periferia, rumo à descoberta das suas origens culturais e dos valores, dificuldades e conquistas dos seus ancestrais, pelas mãos do tio Prabin, da mãe Manta e dos ensinamentos e sonhos com a avó Cota Irene.

Ilustração de Edson Ikê para “Zumbi Assombra Quem?”, de Allan da Rosa (Reprodução).

O cotidiano do autor foi um dos elementos que inspiraram “Zumbi”, já que o objetivo de Allan da Rosa é estender aos leitores a experiência de leitura de contos para e com seu filho Daruê, hoje com 10 anos. “Tenho o sonho de que as pessoas mais velhas leiam o livro em voz alta e com a sua molecada e seus coroas, porque não há intimidade maior do que ler junto”, diz Da Rosa.

Outro dos objetivos do autor é propor referências positivas e ajudar a compor um imaginário diverso e fortalecedor da negritude, que se relacione com o dia a dia da imensa maioria das crianças e jovens brasileiros, habitantes de regiões carentes de serviços e sob a sombra permanente do racismo institucionalizado.

“Precisei, tanto por meio de historinhas quanto de estudo da história, apresentar positividade ao meu filho. Na minha busca, eu não queria apresentar só heróis infalíveis e idealizados, mas também as contradições da nossa história.” Isso aparece em “Zumbi”. Com uma voz original e poética, um belo texto que estimula a imaginação, a curiosidade, o pensamento crítico. E, não menos importante, a autoestima.

“Zumbi Assombra Quem?”
Lançamento: 3 de outubro, das 19h às 22h
Ação Educativa: r. General Jardim, 660, Vila Buarque, São Paulo