Programação paralela à Flip apresenta produção recente de autoras negras

Na Casa Poéticas Negras, debates e lançamentos trazem a produção mais recente de representantes da prosa e da poesia feminina negra brasileira.

Um dos destaques dessa programação, que acontece em paralelo aos encontros da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), é o lançamento no sábado (13), às 17h, da coletânea de ensaios “Você pode substituir mulheres negras como objeto de estudo por mulheres negras contando sua própria história”. Em uma conversa com a escritora Conceição Evaristo, Giovana Xavier, autora do livro, pesquisadora e professora da UFRJ, fala da temática do volume, sobre feminismo, representatividade, maternidade e vida acadêmica de produtoras de pensamento negras.

Antes, na sexta-feira (12), às 17h30, a slammer Letícia Brito lança o seu “Antes que seja tarde para se falar de poesia”. Nesse mesmo dia, às 13h, também Miriam Alves fala do livro “Mareia”, seu segundo romance, e às 17h, a slammer Maria Duda lança “Navio negreiro”, ao lado das Sarauzeiras Oníricas, que apresentam seu “O encontro poético”. O grupo nasceu no âmbito da Flup (Festa Literária das Periferias).

Giovana Xavier na capa do seu livro (Divulgação).

No sábado, às 15h, o público também poderá conhecer “Vértice: escritas negras”, da pesquisadora Simone Ricco, e a “Representação negra na literatura infantil” ganha espaço de reflexão e é tema de obra apresentada no domingo (14), às 11h, com as escritoras Cássia Valle e Sonia Rosa. Todos os lançamentos são da editora Malê.

Pós-Flip em São Paulo

Uma segunda oportunidade de conhecer melhor o pensamento e o trabalho de alguns dos autores da Flip acontece de 15 a 17 de julho, no Sesc São Paulo, que promove o Encontro com Autores Pós-Flip 2019.

Ayòbámi Adébáyò, Giselle Beiguelman, Solange Ferraz, Alexander Kellner, José Teles e Lauro Lisboa Garcia participam de bate-papos e lançamentos coordenados pelo Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. A entrada é gratuita, com retirada de ingressos com uma hora de antecedência, no local.

****

Casa Poéticas Negras – r. Marechal Santos Dias, 22, Centro histórico, Paraty

Encontro com Autores Pós-Flip 2019 – Mais informações e inscrições: clique aqui