Conheça Derrick Ofosu Boateng, ‘fotógrafo de iPhone’: ‘Há muitos pensamentos falsos sobre a África’
Derrick Ofosu Boateng é ganês e se define como “fotógrafo de iPhone”. Longe de ser uma descrição que reduza o escopo do seu trabalho, ele gosta de ser reconhecido assim, como um observador que, a partir de uma ferramenta “fácil e rápida de usar”, constrói retratos que estimulam outras visões sobre a sua realidade.
“Meu principal objetivo não é ser visto como um ‘especialista’ da foto nessa plataforma, mas sim influenciar as pessoas para que tenham uma mudança de mentalidade em relação à África. Quero inspirar e encorajar as pessoas a mostrar ao mundo nosso extraordinário estilo de vida, a cultura e o comportamento que temos”, ele conta, em conversa com o Preta, Preto, Pretinhos.
Derrick vem expondo pelo mundo esse manifesto visual sobre Gana, em particular, e o continente africano, em geral. A explosão de cores, a saturação das tonalidades, o contraste acentuado são estratégias para traduzir seu cotidiano imageticamente como uma composição em que também se combatem estereótipos com leveza e simplicidade.
“Há muitos pensamentos falsos sobre a África. As pessoas têm na cabeça a ideia de que os países africanos são perigosos e que as pessoas são violentas. Algumas pensam também que a África está cheia de doenças e que não há paz em nenhum país africano. Minhas fotos falam de vidas inspiradoras, belas. Recebo muitas mensagens de pessoas que me dizem que tinham uma imagem diferente da África, mas que, com minhas fotos, mudaram essa percepção para melhor.”