‘I Love Umbanda’ deseja atacar preconceitos através da moda

O analista de sistemas paulista Felipe Amaral decidiu utilizar-se da moda com o fim de “empoderar umbandistas e adeptos dessa religião para que possam expressar sua fé com liberdade e estilo”.

Também webdesigner, ele criou o projeto “I Love Umbanda“, que reúne criações diversas e também textos com o objetivo de explicar os fundamentos da religião.

Parte dessa iniciativa, a coleção “Minha Proteção” apresenta uma série de camisetas estampadas com ilustrações alusivas aos colares de proteção utilizados pelos umbandistas e com as cores que representam suas distintas divindades.

Imagem do projeto “I Love Umbanda” (@iloveumbanda/Reprodução)

A “indignação com a reincidência de casos de intolerância religiosa” foi o impulso principal da iniciativa, que começou no ambiente acadêmico. “Decidi explorar a umbanda como temática do meu trabalho de conclusão de curso em conteúdo audiovisual para multiplataformas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)”, conta o webdesigner.

“No desenvolvimento do projeto, realizei pesquisas quantitativas e qualitativas com pessoas do terreiro que eu frequento e participei de comunidades em grupos de Facebook. Ao tabular os dados, enxerguei uma grande demanda por produtos e acessórios de umbanda, surgindo a ideia de criar as camisetas.”