Edital fomenta pesquisas e artigos acadêmicos sobre soluções para a equidade racial na educação básica

O Edital de Equidade Racial na Educação Básica está aberto para pesquisadores até 13 de junho e tem por objetivo apoiar projetos de pesquisa aplicada e artigos científicos que apontem soluções para a redução das desigualdades étnico-raciais e de gênero nas escolas.

As inscrições podem ser feitas no site do Ceert (Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades), promotor da iniciativa ao lado do Itaú Social: editalequidaderacial.ceert.org.br

Serão escolhidos 15 projetos de pesquisa (encabeçados por mestres e doutores), que receberão R$ 150 mil cada um, além de uma bolsa no valor de R$ 3 mil para o pesquisador coordenador, no período de 18 meses. Na categoria artigo científico, serão premiados financeiramente dois textos por modalidade, segundo o grau de formação de seus autores – todos os textos devem ser inéditos e de autoria de pessoas tituladas há no máximo 5 anos. Os artigos selecionados escritos por graduados serão premiados com R$ 3 mil; por mestres, R$ 5 mil; por doutores, R$ 8 mil. Também receberá menção honrosa um artigo de cada modalidade.

IBGE aponta que analfabetismo entre negros é maior (9,3%) do que entre brancos (4%) no Brasil (Foto: Ceert)

Iguais talentos, iguais oportunidades

Segundo dados de 2017 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a taxa de analfabetismo é mais alta entre os negros do que entre os brancos: 9,3%, contra 4%, respectivamente. Outro levantamento, do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), de 2018, mostra que 39% de estudantes pretos e 34% de pardos apresentam trajetórias escolares marcadas por reprovações e abandono. Entre brancos, o porcentual é de 22%.

“O trabalho com equidade racial na educação básica é uma oportunidade para que o povo brasileiro reconheça igualmente seus diferentes talentos e valorize uma perspectiva de desenvolvimento que inclua a população em toda a sua rica diversidade. Além disso, significa garantir iguais oportunidades de aprendizagem a todas as crianças e adolescentes”, afirma a diretora executiva do Ceert, Cida Bento.

O objetivo da iniciativa, afirmam os organizadores, também é articular e mobilizar escolas, redes, coletivos, centros de pesquisa e organizações da sociedade civil em prol de estratégias que combatam essas desigualdades. A proposta conta com a parceria de Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), Instituto Unibanco e Fundação Tide Setubal.

Os resultados do edital serão divulgados em 15 de setembro. Em outubro, as pesquisas deverão ter início.