Movimento Compromisso Negro pede envolvimento empresarial ‘concreto’
Na linha das iniciativas que estão ganhando voz e volume nos Estados Unidos, em que se discute e exige compromisso empresarial real em prol da igualdade racial no ambiente corporativo, o Movimento Compromisso Negro é lançado hoje (16) com o objetivo de atrair companhias brasileiras decididas a avançar das palavras para a ação.
O movimento deseja criar uma rede de empresas que se comprometam com o combate ao racismo a partir de três pilares de atuação: com investimentos em eventos sobre igualdade racial, revisão da sua rede de fornecedores e ações para que seja mais igualitária, e iniciativas que estimulem o crescimento da presença de negros no quadro de funcionários e principalmente em cargos de liderança.
“Não basta apenas seguir o engajamento das redes sociais. Milhões de brasileiros sofrem racismo estrutural há séculos, o que pedimos é que possamos mudar juntos esse cenário. É importante chamar a responsabilidade para si e se comprometer com ações concretas de curto e médio prazo”, diz Denis Barbosa, idealizador da mobilização. “O racismo mata e destrói famílias no Brasil e no mundo. Sua empresa não pode ser mais cúmplice”, afirma o manifesto no site do Movimento Compromisso Negro.
As empresas que queiram ser parte desse compromisso devem acessar a página da iniciativa para se cadastrar.