Instituto Marielle Franco anuncia Pane para fortalecer candidaturas negras nas eleições municipais deste ano
Com um design nas redes que lembra um cartaz com luzes de neón, o Instituto Marielle Franco anuncia o lançamento da Pane – Plataforma Antirracista nas Eleições. Trata-se de um espaço virtual onde a instituição vai reunir e anunciar iniciativas com o objetivo de impulsionar candidaturas negras nas próximas eleições municipais, com foco especial no estímulo do surgimento e da cristalização de nomes de mulheres afrodescendentes.
A primeira ação da plataforma será realizada em parceria com o Movimento Mulheres Negras Decidem – que tem como eixo de trabalho a luta por avanços nos direitos da população negra através do fortalecimento dos processos eleitorais – e com a Coalizão Negra por Direitos – conjunto de organizações do movimento negro que se articulam nacionalmente para a incidência política no Congresso Nacional e em fóruns internacionais.
“É um conjunto de ações e ferramentas para movimentarmos as estruturas do sistema político em 2020”, conta Anielle Franco, presidente do instituto, em vídeo de lançamento da plataforma. “Vamos passar pelas eleições mais desafiadoras e decisivas das últimas décadas”, afirma. Além de Anielle, irmã de Marielle Franco – vereadora assassinada há mais de dois anos no Rio -, também participam dessas ações Luyara Franco, filha de Marielle, e os pais da vereadora.
A principal meta da Pane em sua primeira empreitada será tornar viável, de forma concreta, que candidatos negros tenham condições de ser eleitos. Outras ações conjuntas que o instituto anuncia para o futuro próximo terão como finalidade garantir o compromisso de forças partidárias com políticas antirracistas, de gênero, para favelas e periferias, e compartilhar com a sociedade a produção legislativa de mulheres negras.