Agora em versão livro, ‘Òrun Àiyé’ reimprime força e beleza ao contar mito da criação do mundo para crianças

Primeiro foi a animação. Com “Òrun Àiyé: A Criação do Mundo” (2015), as realizadoras Jamile Coelho e Cintia Maria conquistaram festivais em 25 países e voltaram para casa com duas dezenas de prêmios, ao contar às crianças, com beleza e profundidade, alguns dos mitos vinculados ao surgimento da Terra e dos seres humanos, de acordo com a tradição iorubá.

Agora, a história que teve participação de Carlinhos Brown na vertente audiovisual, acaba de virar livro, em pré-venda na plataforma Catarse.

O festejado curta de 12 minutos, disponível gratuitamente no Itaú Cultural Play, serve de inspiração para essa nova narrativa, sob a prosa de Coelho – realizadora, escritora e CEO do Núcleo Baiano de Animação em Stop Motion.

Da esq. para a dir, Olorum, Obatalá e Odùdùa, no livro “Òrun Àiyé” (Divulgação)

No livro, um avô – tal como os tradicionais griôs (contadores de histórias) – explica o início da existência na Terra segundo a cosmogonia iorubá. Assim é como seus netos, os irmãos Antônio e Beth, conhecem divindades como Olorum, Obatalá, Odùdùa, Exu. E mergulham nas maravilhas de que são capazes – como criar vida e abundância – e também nos sentimentos que os acometem, como ciúme, orgulho e amor.

Sob o traço do arte-educador e ilustrador Marcone Silva e com contracapa do antropólogo, professor e pesquisador Vilson Caetano, em livro “Òrun Àiyé” repete o feito da animação ao conseguir abordar de forma leve, mas assertiva, bastiões da cultura africana, como o respeito aos mais velhos, à natureza, e à sabedoria armazenada e legada pelos ancestrais.

O avô da história se chama Jaime, clara homenagem a Jaime Sodré (1947-2020), professor, escritor, historiador e doutor em história da cultura negra. Falecido no ano passado, entre outros trabalhos Sodré analisou a presença e o impacto de elementos simbólicos, ritualísticos e estéticos do candomblé na criação do artista plástico, sacerdote e também escritor Mestre Didi (1917-2013), no livro “A Influência da Religião Afro-Brasileira na Obra Escultórica do Mestre Didi” (Edufba, 2006).

ÒRUN ÀIYÉ – A CRIAÇÃO DO MUNDO
Preço R$ 40 (ebook R$ 20)
Autora Jamile Coelho
Editora Emoriô
Páginas 40
Classificação indicativa 6 anos